Instituto Ideias

O instituto

O Instituto Ideias nasceu há 20 anos para atuar no planejamento e execução de tprojetos sustentáveis. E sua marca refletia bem esse início.

Quando o crescimento vira desafio

O “problema” é que o Ideias se desenvolveu ao longo desses 20 anos e hoje atua em diversas outras frentes como pesquisas, estudos, projetos sociais, ambientais, de responsabilidade social.

Como renovar a marca do Ideias para que ele reflita sua atuação muito mais abrangente?
O verde faz referência à história do Ideias, mas vira cor secundária para referenciar que a atuação ambiental é apenas uma dentre várias opções.

Antes

Ideias
Vem da sigla de “Instituto de Desenvolvimento Integrado para Ação Social”. Instituto Ideias seria, então, redundante, porque o I de ideias já significa “Instituto”.

Símbolo
O símbolo traz o ponto positivo que é a sugestão do aspecto humano das ações.

Cores
Como o preto é neutro, salta os tons de verde, que reforçam a percepção de atuação ambiental.

Instituto
O “instituto” traz uma sensação de centro de estudos e pesquisas, pode remeter a algo burocrático.

Descrição
A palavra “sustentável” também remete ao contexto ambiental, mostrando uma atuação mais restrita do que a realidade.

Depois

Nome
Dispensamos o “Instituto” para criar uma marca mais próxima do público; um tratamento mais informal, amistoso.

Símbolo
As duas letras “i” representam os dois aspectos principais em que o Ideias atua: pessoas e territórios.

Cores
O azul é uma cor calma e com neutralidade em seus tons mais fechados. O verde faz referência à história do Ideias, mas vira cor secundária para referênciar que a atuação ambiental é apenas uma dentre várias opções.

Descrição
Mais abrangente, coloca o “desenvolvimento” da sigla Ideias em evidência. Trabalha também com o conceito de colocar ideias em prática.

A prática que aprimora.
A experiência que traz resultados.

Rede de conexões e resultados

Algumas marcas que constroem a nossa experiência